Animais na Idade Média
Caça e Adestrar Cães
A perícia de caça é bem abrangente e cobre desde o conhecimento de sons de animais (como o bater de chifres ou cascos de um determinado animal), rastrear pegadas e identificar o tipo de presa sem dificuldade, e a melhor forma de abatê-la. Ela também cobre conhecimentos simples sobre florestas e vida selvagem, e também evita que o personagem se perca. Mas também cobre o conhecimento a respeito de cães de caça.
Porém, sugiro a criação de uma perícia similar a Falcoaria para tratar os cães da mesma forma que as aves, permitindo que, com ordens simples, eles possam atacar, proteger, esperar, enfim, serem adestrados. Caça permite que você trate e use seus cães para caçar, mas somente com Adestrar Cães você pode dar comandos específicos.
Raças comuns de cães na bretanha variam desde cães pastores, até os grandes Mastiff. Cães similares aos buldogues existem e são comuns em rinhas, enquanto cães "vira-latas" sempre existiram. Não existe algo como cães de companhia, ou pets. Todos os animais possuem um uso prático, seja caça, guarda, pastoreio ou extermínio de pragas (vide gatos e ratos).
Falcoaria
A falcoaria ou cetraria é a arte de criar, treinar e cuidar de falcões e outras aves de rapina para a caça. Em geral pode-se dizer que é uma caça de aves e pequenos quadrúpedes, praticada desde a Idade Média com falcões, açores, francelhos e outros rapaces, que têm a capacidade de perseguir uma presa no ar ou no solo até derrubá-la ou matá-la.A falcoaria era um esporte popular entre os nobres da Europa medieval e do Japão feudal, verdadeiro símbolo de status.
Em Pendragon a perícia Falcoaria permite ao cavaleiro ou donzela levar a ave ao campo para caçar e o valor indica quão bom ele é no esporte, sabendo onde mandar a ave, como chamá-la de volta e como manipulá-la de maneira segura e graciosa.
- Um Sucesso Crítico indica que a ave obteve uma presa e a deixou nos pés do falcoeiro e de maneira graciosa e estilosa.
- Um Sucesso afirma que a ave obteve uma presa.
- Uma Falha indica que a ave não obteve uma presa.
- Uma Trapalhada indica que a ave vou embora, se perdeu ou se feriu fatalmente na caça.
Tradicionalmente a classe social também influencia nas opções de aves do falcoeiro:
- Eagle / Águia Real: Imperadores
- Jerfalcon (Gyrfalcon) / Falcão-gerifalte: Reis e Principes
- Peregrine falcon / Falcão-peregrino: Earls e Condes
- Merlin / Esmerilhão: Damas
- Goshawk / Açor: Cavaleiros
- Sparrowhawk / Gavião-da-europa: Clero
Cavalos
A perícia Cavalaria não é nenhum segredo e sua utilidade em Pendragon é muito similar a de qualquer outro RPG, entretanto é uma das mais vitais perícias de qualquer cavaleiro (junto com Espadas e Lanças de Justa). Basicamente, o cavaleiro rola para realizar feitos montados, controlar o animal em certas situações e, principalmente, se manter na sela quando for golpeado.
Os cavalos, em especial, merecem um pouco mais de atenção. Todos os cavalos necessitam de uma limpeza frequente, quer estejam no estábulo ou no campo, para que permaneçam saudáveis. Isso implica cuidar da pele, pêlo e patas do animal. Pode não ser um trabalho agradável, mas afinal os escudeiros estão aí pra cuidar disso.
Sendo Pendragon um jogo de cavaleiros, são apresentados diversos tipos de cavalos, embora sejam poucos no inicio da campanha, esse número aumenta consideravelmente conforme o tempo passa. Um cavaleiro possui pelo menos 4 cavalos: 1 garanhão de batalha, 2 de viagem (para si e para o escudeiro) e 1 de carga (que pode ser uma mula ou burro). Boa parte dos recursos de um cavaleiro é gasto com os cuidados e bem estar dos cavalos, pois muitas vezes suas vidas dependem dos animais.
Segue uma lista de cavalos disponíveis em Pendragon:
No período inicial da campanha são inexistentes tanto estribos quanto lanças de cavalaria. Sem um estribo é impossível o cavaleiro usar a força do animal na carga. Na história real os estribos foram introduzidos na Europa entre os séculos VI e VII. Em Pendragon os estribos são introduzidos no período da Anarquia ou do Menino Rei, sendo usada a princípio pelos Normandos e demais europeus.
Um cavalo normal percorre cerca de 40~50 km num dia. Cavalos treinados ou de raças mais possantes podem aguentar até 90 km num dia, embora sejam raras exceções.
Corcéis podem usar capas-armaduras (caparison) que lhes concedem certa proteção. Destriers, cavalos grandes e fortes, são os únicos capazes de suportar cavaleiros em armadura além de suas próprias armaduras de cota de malhas (barding).
Tanto Corcéis quanto Destriers podem ser treinados para morder, embora isso só seja possível em momentos avançados da campanha, e ainda assim seja raro.
Os cavalos, em especial, merecem um pouco mais de atenção. Todos os cavalos necessitam de uma limpeza frequente, quer estejam no estábulo ou no campo, para que permaneçam saudáveis. Isso implica cuidar da pele, pêlo e patas do animal. Pode não ser um trabalho agradável, mas afinal os escudeiros estão aí pra cuidar disso.
Sendo Pendragon um jogo de cavaleiros, são apresentados diversos tipos de cavalos, embora sejam poucos no inicio da campanha, esse número aumenta consideravelmente conforme o tempo passa. Um cavaleiro possui pelo menos 4 cavalos: 1 garanhão de batalha, 2 de viagem (para si e para o escudeiro) e 1 de carga (que pode ser uma mula ou burro). Boa parte dos recursos de um cavaleiro é gasto com os cuidados e bem estar dos cavalos, pois muitas vezes suas vidas dependem dos animais.
Segue uma lista de cavalos disponíveis em Pendragon:
- Burro - Trazidos pelos romanos em 43 d.C, esses animais são usados extensamente desde então.
- Mula - A cruza de um burro macho (Asno) com uma Égua, são fortes, resistentes e possuem um ótimo equilíbrio.
- Cavalo Carroceiro, Carthorse - Cavalo de trabalho.
- Cavalo Pequeno, Sumpter - Cavalinho ou Pônei.
- Cavalo Comum, Rouncy - Cavalo de montaria, relativamente lento e resistente, costuma ser treinado para batalha.
- Cavalo Manso, Palfrey - Cavalo de montaria, por ser manso costuma ser usado por donzelas, raramente é treinado para batalha.
- Corcel, Coursey - Animal criado para ser rápido, costuma ser treinado para batalha ou caça (as vezes ambos).
- Corcel de Guerra, Charger - Cavalos grandes treinados pra a guerra, surgem desde o inicio da campanha, mas se popularizam nos períodos da Anarquia e do Menino Rei.
- Corcel Andaluz, Andaluz* - Corcéis originários da Andaluzia, na Espanha, muito usados pelos franceses. Surgem no período da Conquista.
- Corcel Grande, Destrier* - Um grande cavalo treinado para a guerra. Destrier é um termo usado para designar cavalos grandes. Surgem no período do Romance.
- Corcel Frísio, Friesian Destrier* - Corcel frísio, ainda maior que o Destrier normal. Surgem no período do Torneio.
- Corcel do Condado, Shire Destrier* - Os maiores cavalos disponíveis na bretanha, e possivelmente no mundo. Surgem no período do Crepúsculo.
No período inicial da campanha são inexistentes tanto estribos quanto lanças de cavalaria. Sem um estribo é impossível o cavaleiro usar a força do animal na carga. Na história real os estribos foram introduzidos na Europa entre os séculos VI e VII. Em Pendragon os estribos são introduzidos no período da Anarquia ou do Menino Rei, sendo usada a princípio pelos Normandos e demais europeus.
Um cavalo normal percorre cerca de 40~50 km num dia. Cavalos treinados ou de raças mais possantes podem aguentar até 90 km num dia, embora sejam raras exceções.
Corcéis podem usar capas-armaduras (caparison) que lhes concedem certa proteção. Destriers, cavalos grandes e fortes, são os únicos capazes de suportar cavaleiros em armadura além de suas próprias armaduras de cota de malhas (barding).
Tanto Corcéis quanto Destriers podem ser treinados para morder, embora isso só seja possível em momentos avançados da campanha, e ainda assim seja raro.
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